quinta-feira, 25 de junho de 2009

E se...

O maldito “issi” infelizmente está sempre presente em nossas vidas. Sempre no lado negativo, se alguma coisa não deu certo, é culpa do ISSI.

Eu sempre penso “estou aqui, desse jeito, porque um conjunto de fatos aconteceram para resultar o agora”. Eu prefiro excluir o ISSI da minha vida, acho besteira perder tempo pensando nas coisas que poderiam ter acontecido se uma coisinha tivesse ocorrido.

Eu tenho uma corrida muito especial e querida na minha vida. A Meia Maratona do Rio. É uma das provas mais bonitas e mais difíceis do Brasil. Ela tem um significado muito importante na minha vida de atleta (não de fim de semana.., isso ainda me incomoda). Mas para mim é uma das únicas vezes que eu infelizmente uso o ISSI na minha vida.

Já tinha feito umas 10 provas de 10km quando resolvi “dar o próximo passo”. Fevereiro de 2003, comecei a treinar com o Marcos Paulo e estava focado na Meia do Rio. Treinos, contusões, canelite, pé torcido, sinusite. Aconteceu de tudo nesses 6 meses, mas fui pra Meia do Rio confiante. Minha expectativa era terminar por volta de 2:20. Larguei forte, fui indo muito bem, crescendo na prova, nem sentia o calor infernal e, lá pro 16k, no começo do “Enterro do Flamengo” – lugar que todo mundo odeia na prova, pois você vê a chegada de um lado e tem que correr mais 5k no lugar mais abafado da prova - estava com 1:30 mais ou menos, encontro com o Cesar (treinador) que fala pra um aluno ao meu lado “Fulano, vai que você está ótimo!” na sequência ele vira “Doca, seu animal! Você está louco??? Diminui essa p***” . Pronto, foram as palavras que faltavam para eu quebrar! Acredito que ele não falou por mau, ele certamente não lembra disso, mas eu lembro! E lá pro 18k eu quebrei e mudei meu ritmo de prova de uns 5:15 pra 7:30. Terminei com incríveis 2:01:52. Apesar do ótimo e inesperado tempo, eu ainda fico pensando “ISSI NÃO FOSSE O MALDITO COMENTÁRIO DO CESAR eu teria feito em menos de 2horas” e mesmo assim animado com meu tempo fiz uma promessa: “Antes dos 30 eu faço uma inteira”. O resultado vocês já conhecem…

No outro ano voltei menos treinado, terminei em 2:06. Sem surpresas, apenas com o ISSI tivesse treinado poderia ter ido melhor.

Já no ano passado, nosso amigo ISSI apareceu novamante. Estava muito bem treinado, preparado, tinha a estratégia da prova na cabeça. 1:55 era um tempo fácil de ser feito.
Fiz a besteira de sair no pelotão VIP de elite, um setor criado pela Globo para colocar seus convidados, atores, cantores e eu. A vantagem é que não pegamos “trânsito” já saimos com pista livre e na frente daquela galera que carrega as faixas e saudações pra família.

Largou. Desejei boa prova pro Tande (ele mesmo, o do vôlei!) e fui embora. Animado com tudo livre na frente fui bem empolgado. Mais do que deveria. Estava a 4:30. Na subida. Fui no embalo e quando vi já estava no 5k com 23 minutos de prova. Realmente ali o Cesar poderia ter gritado! Fiquei consciente da insanidade e diminui o ritmo. Lá pros 14k estava muito dolorido. Pensei em desistir, mas teria que chegar pelo menos até o 16k. Fui trotando leve e vi que dava para terminar a prova. Quando cheguei no 18k (de novo no 18k) vomitei. Muito. Pra caramba. Muitos vieram oferecer ajuda, mas a minah sorte é que a água estava na minha frente e ainda tinha um gel. “ISSI não tivesse um gel extra? Tava ferrado!” Acho que esse foi o único issi bom da prova. Bom, continuei a prova e terminei em incríveis 2:00:32, puto da vida por não ter feito abaixo de 2horas e cheio de ISSIs na cabeça: ISSI não tivesse largado forte? ISSI tivesse andado menos? ISSI tivesse vomitado um pouco menos? ISSI a meia fosse só 21km e não os 21.098. ISSI ISSI ISSI ISSI Mas no final não posso reclamar, foi meu melhor tempo lá no Rio e ainda deixou a brecha pra voltar mais uma vez.

Mas o ISSI tem seu lado bom. ISSI não fosse a Meia do Rio, eu nunca teria entrado na MPR, nunca teria errado feio, nunca teria aprendido com esses erros, nunca teria feito a Maratona e nunca teria escrito esse blog!

Araka!

Obs.: Nesses dias eu soube que esse blog mudou a vida de algumas pessoas que queria comentar aqui! Gabi e a Paty começaram a escrever blogs, bem legais e eu recomendo! O Filippo ao ler o texto da maratona se inscreveu pra maratona da Disney e o Paulo resolveu começar a correr e já quer fazer uma maratona no ano que vem. Agora sim eu posso falar ISSI não fosse esse blog…

8 comentários:

Anônimo disse...

Que a desse ano seja realiazada em menos de duas horas!! Ou não? POis senão qual sera o motivo para voce ir no ano que vem??? Beijos e boa corrida!
Fe Sanna

Anônimo disse...

Cara, novamente um belíssimo texto. Assim logo logo vai tirar o cargo do nosso amigo Sérgio Xavier, da Runner´s...rs
Como eu sou teimoso, os ISSIs aparecem pouco na minha vida, não somos tão íntimos.
Esse ano não tenho ambições de meias, só fiz 4 provas até agora e apenas 2 de 10K. Preciso de mais bagagem pra isso mas ano que vem já quero, ou melhor, é minha meta, correr a Meia Internacional da Corpore em SP. Foi onde eu estreei nas provas correndo a de 5,5K esse ano e que pra mim tem um valor sentimental gigante.
Bons treinos e boa meia. Essa vc faz pra 01:59:59!
Abraço... e vamos correndo!

Gabi Araujo disse...

Doca, quanta superação! Se depender da minha torcida, a próxima você consegue em menos de 1:55!

Edu Leite disse...

ISSI o Brasil não tivesse sido descoberto pelos portugueses e sim pelos ingleses? ISSI ao invés de virar a esquerda virasse a direita?
Será q vc ainda escreveria esse blog? Será q vc não seria um gordo capitalista comedor de fast-food e sedentário?
O ISSI é passado. Ele só serve para nos lembrar das bobagens q ouvimos e tomamos por certa qdo o q deveríamos ter feito era acreditar mais em nós mesmos. ISSI eu seguir somente meu coração?

Estela Marcondes disse...

olá!!! gostei muito do seu blog! decidi entrar por causa do seu comentário no post do Sérgio (sobre a ruiva)....sempre é válido entrar em blogs de corredores! Achei bem legal! Vc é do Rio ou de SP? Meu sonho é participar de uma meia, mas, por enquanto, fico nas provinhas de 10 km! Na ultima (da reebok) fiz em 53 mn....prometi pra mim mesma que quando fizer 10 km em 49 min vou começar a pensar mais seriamente nas meias! Tenho um certo "medo" porque treino sozinha (sem técnico nem equipe) e meus longoes nao passam de 16 km (pelo menos até hoje...rsrs)

Bom, é isso!
Mais uma vez, parabéns!

Doca disse...

Estela. Obrigado pela visita e pelo comentário. Seu tempo nos 10k é muito bom e se vc já treinou 16km, pros 21 é muito perto. Se você seguir uma planilha em pocuo tempo você chega lá!
Bons treinos!

Unknown disse...

hahaha....tomara!!!!!!!
no segundo semestre vou tentar começar participar de algum grupo de corrida....tem vários na usp
beijão e bons treinos

Doca disse...

Estela
Sou de SP mesmo e conheço algumas assessorias e estou numa há anos. É outra coisa, eu realmente recomendo. Se quiser algumas dicas me escreva no doca20@hotmail.com que te ajudo numa boa
bjs e bons treinos!