domingo, 1 de março de 2009

Ai meu São Benedito!

Existem alguns santos mais populares que outros, devido ao bem que eles fazer aos seus devotos. Eu conheço poucos santos, mas sei que “Santo Expedito” é o santo das causas urgentes, “São Longuinho” quer ver você pulando pra trazer de volta o que ele escondeu de você, “ Santo Antonio” é o santo casamenteiro e “São Paulo” é o melhor time do mundo!

Todo corredor que se preze, antes de começar um treino precisa pensar num santo: São Pedro. Esse cara tem uma forte influência no nosso treino. Não adianta dormir cedo, se alimentar direitinho, não beber, alongar, enfim fazer todo o ritual certinho se o bendito resolve colocar um sol inesperado de 30 graus na sua cabeça.

Não tem jeito, ele vai te prejudicar o máximo que puder. Ele gosta de ver as pessoas suando muito, rastejando, procurando uma mísera sombra! Enquanto isso ele se diverte colocando mais sol na sua cabeça.

Aproveitem o inverno! Nessa época ele resolve sair de férios ou está “mais dedicado” com os corredores do hemisfério Norte, que enfrentam o verão. Como essa época é boa! Treinos a 10 graus, com uma leve garoa, e por mais incrível que pareça, o treino termina mais frio, com uns 8 graus.

Mas ultimamente ele anda meio desregulado. Esse janeiro por exemplo, tivemos algumas manhãs frias, ainda bem! Porém em julho tivemos vários dias quentes.

Se perguntar pra qualquer atleta sobre sua pior corrida, pode ter certeza que essas serão algumas respostas: Chicago 2007 – a organização encerrou a prova no meio devido ao calor. Era para estar 10/15 graus e os termômetros marcavam 35 – Meia Maratona de Buenos Aires – a mesma coisa, só que a roganização esqueceu de colocar água. Ou seja, a corrida não foi como esperada, São Pedro estava lá!

Uma das minhas piores experiências com ele foi no Rio no ano passado. Acordei as 7hs da manhã, aquele friozinho, choveu a noite toda, céu nublado. Fiquei mto feliz. Ainda liguei a TV e a Jatobá disse que a previsão praquele dia era de frio, nublado, com pancadas de chuvas mas poderia abrir um sol no fim do dia! E não é que Sao Pedro ao escutar isso resolveu sacanear! Ele é totalmente do contra. Não gosta de seguir ordens e adora desrespeitar as previsões. E ai, o dia que estava perfeito pra uma corridinha virou um grande dia da sua fúria! 5 minutos antes da largada abriu um sol que o Rio não via desde março! Um calor absurdo, vento quente vindo do mar, sem sombra. Enfim, estávamos sentindo a ira de São Pedro!

Com tudo isso fica óbvio que não é a toa que o nome da Corrida mais querida de todos é em homenagem ao desconhecido São Silvestre e não São Pedro!

Araka


2 comentários:

Patricia disse...

Adorei o final inusitado.....

Rogério Aleixo disse...

Doca,

Não se preocupe com o clima.

Estive na meia de Buenos Aires que você comentou e na maratona de Chicado de 2008, que perdeu só um pouquinho para a temperatura de 2007.

No final das contas você não têm clima que tire o prazer de correr......