O que leva um sujeito a se levantar as 6hs da manhã, num dia frio e chuvoso apenas para correr? Há anos me pergunto a mesma coisa. Ainda não descobri. Mas continuo acordando cedo...
Agora no twitter tb! http://twitter.com/corridasdodoca
Nos treinos finais para a Maratona de Paris, conversavei com o Cesar, Adilson e Henrique, 3 especialitas que me passaram dicas importantes para a prova. Na verdade eles focaram as dicas no assunto que eles mais conhecem: cachaça. Os 3 falaram:"1 mês antes da prova, corte o alcóol total, não beba nada, nem cerveja, nem vinho, nem nada! só suco! Isso vai fazer muito bem”. Estranho eles falarem isso, mas eles são "os papas" da cachaça e das maratonas.
Bom, fiz isso, foi duro, difícil, ainda mais numa terra onde o vinho é mais barato que suco. No final deu certo, compensou e o esforço foi válido.
Então, agora eu estou nos treinos finais para a Maratona de Nova York. Por acaso hoje faltam 42 dias para a corrida. Coincidência ou não, isso significa que agora só vou beber depois dos 42. Dias ou kilômetros, tanto faz, vai ser difícil de qualquer jeito! Araka!
Já falei aqui algumas vezes mas vou falar de novo. Os treinos da maratona são foda! O pior de tudo é que é por nossa própria opção! Nós escolhemos esse sofrimento. Mas existe um treino em especial que é mais complicado. O tal do regenerativo. Mas afinal, o que é isso?
Ele é um treino que deve ser bem leve e no dia seguinte ao treino longo. Ou seja, você correu mais de 2 horas no sábado, bem firme e forte, e como prêmio, no dia seguinte você tem 50 minutos bem leve. Leve, leve não sei pra quem. Esse treino sempre foi um caos, dói tudo! Mas depois de 5 minutos tá tudo bem.
Como quase todo mundo sabe, eu também adoro um buteco. Então com esse ritmo maluco de treino eu quase não saio mais durante a semana. Só treino e descanso (é, descanso também é treino!).
Mas no sábado não tem jeito. Acabo saindo e tomando umas… Com isso vou dormir tarde depois de umas cervejas e, no domingo tem o maldito regeneras. Ai vem outro problema.
Domingo é o dia bom para dormir. Mas dormir muito significa acordar tarde. Acordar tarde significa sol forte. Sol forte significa treino mais cansativo.
E o regeneras, como fica? Com isso fui fazer algumas experiências. Fiz algumas combinações entre dormir e beber. Fui dormir cedo, sem beber e treinei cedo.
Também fui dormir tarde depois de beber bastante. Por incrível que pareça, quanto maior a ressaca e menor o tempo dormido melhor será o regenerativo. Não sei porque. Acho porque sempre no começo tudo doi e nessa ressaca a consciência doi mais ainda, então sei lá, acho que por isso o regeneras fica mais leve.
Agora estou aproveitando o regenerativo para conhecer novos locais. Já fui em bairros mais distantes, no Parque do Povo, enfim, aproveito o descompromisso com distância e ritmo para correr em novos ares.
Outra coisa boa nesse tipo de treino é para testar novas roupas, tênis e asssessórios. Imagina ir mal num longo porque a meia aperta o dedinho do pé, vira uma bolha e uma dor que você fica parado por 1 semana? É, isso acontece mais do que você pode imaginar.
Como eu sou geneticamente desfavorecido na parte capilar, sempre corro com boné. Outro dia ganhei um boné novo do Cesar e aproveitei o regeneras pra testar.
Sai de casa e a chuva veio junto. Fui correndo nos jardins, curtindo a vista, curtindo a chuva. O boné estava bom, pois impedia que a chuva batesse direto nos olhos. Estava quase chegando em casa quando ouvi um ‘Pimba” no boné, fui olhar e vi a mira do desgraçado! Pronto, o boné foi batizado e passou no teste!